Uma MAV q não me impede de viver!!!


A vida de um paciente...

25/08/2015 16:19

Em meio a urgência de salvar vidas... diante do fato de que cada segundo pode ser decisivo... em face à necessidade de manter a frieza... muitos profissionais de saúde não olham para os pacientes como alma e coração, mas como um corpo que precisa viver; como um corpo que precisa resistir; como um corpo que precisa de uma nova chance...

As atitudes rápidas e precisas, são as únicas atitudes possíveis para tais momentos... :(

É dentro desse cenário  que as equipes de enfermagem, os plantonistas, os anestesistas e os cirurgiões trabalham... e é por isso que eu entendo quando por muitas vezes os médicos não olham nos olhos dos pacientes, quando as enfermeiras não dão um sorriso... a tensão do seu trablaho é tão grande que eles precisam esquecer a emoção para não deixar de agir...

Como paciente veterana que sou, não porque sou uma velha, mas porque tenho anos nessa função, e também porque dentro de todos esses anos conheci diversos profissionais, preciso dizer o que um paciente sente,  preciso dizer quão grande é a diferença de ser tratada como um corpo a ser salvo e de ser tratada como um coração repleto de sentimentos...

Pode parecer contraditório mas às vezes um sorriso e um gesto de carinho representam mais na recuperação de um paciente do que uma medicação na veia...

O paciente entra num consultório ou num  hospital porque não está bem, ninguém vai ao médico passear... ninguém  em sã consciência quer internar-se, ou busca fazer cirurgias desnecessárias... Aqueles que dão entrada num hospital já estão sensíveis, fragilizados, aterrorizados até, e por isso precisam de afeto, de atenção, de empatia, de amizade...

Eu sou prova viva que é possível ter seu corpo salvo com sua alma e coração intactos... que é possível ser muitíssimo bem tratada e ao mesmo tempo receber um sorriso e um gesto de carinho...

Eu sou testemunha de que para ser um excelente profissional não é necessário usar uma máscara de mau...

Eu sou testemunha que para ser um super profissional não é preciso manter distância do paciente...

Eu sou testemunha que paciente é muito mais que um corpo sofrendo...

Eu sou testemunha que paciente é um coração chorando... chorando pela incerteza, chorando pela insegurança, chorando por medo,chorando pela angústia,  chorando pela dor física e emocional...

Feliz é o paciente que encontra um médico que busca a melhora do seu corpo e aquece o seu coração...

Feliz é o paciente que como eu, encontra em todas as especializações necessárias, médicos de excelência profissional e ao mesmo tempo seres humanos incomparáveis...

Obrigada a todos os meus médicos queridos, que ouvem meus suplícios, entendem os meus medos, riem comigo e alimentam a minha força e minha esperança sempre... :)

 

—————

Voltar